O tratamento íntimo com radiofrequência fracionada (FRAXX) para rejuvenescimento genital e para tratamento de atrofia genital vem sendo cada vez mais usado por ginecologistas. FRAXX é o nome dado ao aparelho que realiza a radiofrequência fracionada microablativa genital para os procedimentos de
região vulvar, lábios vulvares e vagina.
O FRAXX é uma tecnologia que usa energia pouco ablativa de forma precisa com o intuito de estimular uma resposta tecidual regenerativa na pele e nas mucosas.
Essa resposta de regeneração ocorre através de micropontos térmicos na epiderme e derme que levam à produção de novas fibras de colágeno (neocolagênese) e de fibras elásticas (neoelastogênese), bem como a regeneração da pele pela migração dos queratinócitos.
O tratamento com radiofrequência fracionada em ginecologia é considerado seguro, eficaz e bem tolerados, proporciona rápido retorno às atividades diárias.
Quais são as principais indicações de Radiofrequência Fracionada em ginecologia?
1. Atrofia (ressecamento) vaginal:
A diminuição da produção estrogênica que ocorre na menopausa e no período pós parto, quer seja normal ou cesariana, promove um processo de atrofia da mucosa da vagina, ou seja, um afinamento desses tecidos, o que leva à sensação de ardência, dor e queimação na vagina nas relações sexuais. Assim, o FRAXX por estimular a produção de novas fibras de colágeno e fibras elásticas, contribui para uma melhora da textura da mucosa vaginal e, consequentemente, mais lubrificação e conforto nas relações sexuais.
Nas mulheres que são portadoras de câncer de mama e que não devem receber tratamentos com estrogênio, a radiofrequência fracionada também apresenta resposta na melhora da atrofia vaginal.
2. Dor na relação sexual (dispareunia):
Na maioria das vezes a dor nas relações sexuais se deve à diminuição de lubrificação e ao ressecamento vaginal. Com a melhora da mucosa vaginal o sintoma de dor costuma desaparecer e a lubrificação melhora.
3. Incontinência urinária:
Algumas pacientes apresentam perda da elasticidade da mucosa da vagina e também da firmeza da musculatura perineal devido ao processo de envelhecimento, alterações hormonais da menopausa, gestações e partos. Em casos leves de incontinência urinária a radiofrequência fracionada microablativa auxilia melhorando a elasticidade e a firmeza da mucosa da uretra devido à maior produção de colágeno local, contribuindo na terapia de incontinência urinária.
Fonte: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frph.2021.779421/full
4. Rejuvenescimento íntimo:
À medida que vamos envelhecendo ou quando apresentamos uma perda de peso expressiva, os grandes lábios da vulva podem apresentar flacidez. A Radiofrequência Fracionada proporciona estímulo de colágeno e de fibras elásticas contribuindo para a melhora da flacidez.
5. Prurido vulvar:
As dermatoses vulvares, como o líquen escleroso, podem apresentar melhora do trofismo e dos sintomas locais, como prurido, através da regeneração tecidual produzida pelo estímulo da radiofrequência fracionada. Estudos promissores têm demostrado resultados positivos na melhora dos sintomas e na anatomia da vulva em pacientes portadoras de líquen escleroso.
6. Fissuras vestibulares
As fissuras vulvares que ocorrem na região da fúrcula da vagina geralmente são desencadeadas pelo trauma da relação sexual. E isso ocorre, muitas vezes, por uma fragilidade da mucosa e da epiderme desta região. A Radiofrequência Fracionada pode estimular a produção de colágeno e elastina no local proporcionando mais firmeza e, consequentemente, mais resistência à região.
Como é realizado o procedimento?
O procedimento FRAXX é realizado em consultório.
As aplicações na vagina são indolores, mas quando se realiza o FRAXX na vulva é necessária a administração de um anestésico tópico antes do procedimento.
Quais os cuidados pré-FRAXX?
-
- Estar com exame citopatológico de colo uterino negativo
- Não estar com infecções vaginais no momento do procedimento
- Não estar menstruada
- Se estiver usando estrogênio vaginal ou hidratantes, suspender 2 dias antes
- Caso haja histórico de herpes genital, informar sua ginecologista
- Realizar a depilação da vulva no dia do procedimento ou 5 a 7 dias antes
O que posso sentir após realizar o FRAXX?
Após realizar o procedimento algumas pacientes percebem discreto desconforto na vagina por 1 a 3 horas e na vulva por 3 a 5 horas. Quando se aplica a energia na vagina pode haver secreção fluida por 2 a 3 dias.
Quais os cuidados que devo ter após realizar o FRAXX?
-
- Hidratar a região vulvar com loções ou águas termai
- Evitar relações sexuais por 7 dias
Com que frequência posso realizar o FRAXX?
-
- Geralmente se recomenda realizar 3 sessões com intervalo de 30 a 45 dias.
- Cada paciente responde de forma distinta e sempre devemos individualizar os casos.
- As reaplicações podem ser feitas a cada 12 meses.
Leia mais:
-
- Slongo H, Lunardi ALB, Riccetto CLZ, Machado HC, Juliato CRT. Microablative radiofrequency versus pelvic floor muscle training for stress urinary incontinence: a randomized controlled trial. Int Urogynecol J. 2022 Jan;33(1):53-64. doi: 10.1007/s00192-021-04758-2. Epub 2021 Apr 10. PMID: 33837797.
-
- Kamilos, Márcia Farina et al. Microablative fractional radiofrequency as a therapeutic option for vulvar lichen sclerosus: a pilot study. Clinics [online]. 2021, v. 76 [Accessed 11 December 2022], e2567. Available from: https://doi.org/10.6061/clinics/2021/e2567. Epub 26 Mar 2021. ISSN 1980-5322. https://doi.org/10.6061/clinics/2021/e2567.
Gostou? Quer mais dicas sobre a saúde feminina? Mande suas dúvidas e comentários.